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Abercrombie & Fitch

Imagine uma marca centenária, tradicional e adorada pelas elites americanas. Em um determinado momento, resolve revolucionar sua linha de roupas adotando um visual despojado. Camisetas manchadas, blusas com respingos de tintas e calças jeans rasgadas com visual de usadas. A ABERCROMBIE & FITCH, então se transformou em uma das marcas preferidas pelas celebridades modernas, de atores a jogadores de futebol, e da voraz e consumista classe média alta americana. É a chamada “febre do alce”.


A história

A história da marca começou como uma pequena loja no dia 4 de junho de 1892 na baixa Manhattan, fundada por David Abercrombie. Sua paixão por esportes ao ar livre inspirou o surgimento da marca. Sua clientela inicial era composta por caçadores e exploradores que procuravam vestimenta adequada para tais atividades, incluindo armas. E foi justamente por isso que a marca adotou como símbolo um alce. Em 1900, Erza Fitch, um de seus principais clientes, entrou na sociedade e a empresa passou a se chamar ABERCROMBIE & FITCH no ano de 1904. O famoso catálogo da marca surgiu em 1909, quando 50 mil cópias com 456 páginas, incluindo roupas, acessórios para camping, entre outros itens, foi impresso e distribuído, quase levando a empresa à falência. Apesar disso, o catálogo provou ser um grande e eficaz instrumento de marketing nos anos seguintes. Durante o começo do século 20 a tradicional loja se tornou extremamente popular vendendo produtos esportivos para a elite americana. Entre os fãs da marca estavam os presidentes Theodore Roosevelt e Gerald Ford, além dos aviadores Charles Lindbergh e Amelia Earhart, dos atores Greta Garbo, Katharine Hepburn e Clark Gable e dos escritores John Steinbeck e Ernest Hemingway.

As lojas exibem grandes painéis com rapazes e moças de beleza avassaladora e dentro os vendedores e o conceito não deixam por menos. Além disso, a A&F participa ativamente de campeonatos esportivos, concursos de design e outras atividades e eventos ligadas à um público jovem e descolado. Mas a ABERCROMBIE não levanta bandeiras. Deixa claro que seu negócio é vender roupas e o conceito de superioridade.


                            

Dados corporativos


● Origem: Estados Unidos

● Fundação: 4 de junho de 1892

● Fundador: David Abercrombie e Erza Fitch

● Sede mundial: New Albany, Ohio

● Proprietário da marca: Abercrombie & Fitch Co.

● Capital aberto: Sim (1995)

● Chairman & CEO: Mike Jeffries

● Faturamento: US$ 2.92 bilhões (2009)

● Lucro: US$ 79 milhões (2009)

● Valor de mercado: US$ 4.5 bilhões (janeiro/2011)

● Lojas: 1.121

● Presença global: 6 países

● Presença no Brasil: Não

● Maiores mercados: Estados Unidos, Canadá e Inglaterra

● Funcionários: 9.500

● Segmento: Moda

● Segmento: Roupas casuais e acessórios modernos

● Outros negócios: As marcas Abercrombie Kids e Hollister Co.

● Ícones: O alce (moose) de seu logotipo e as iniciais A&F

● Slogan: Casual Luxury.

● Website: www.abercrombie.com

A marca no mundo

A rede opera mais de 1.100 lojas em 49 estados americanos, Porto Rico (1 loja), Canadá (4 lojas), Inglaterra (1 loja em Londres), Japão (2 lojas em Tóquio e Fukuoka), Itália (1 loja em Milão) e Dinamarca (1 loja em Copenhaguen), sob as marcas ABERCROMBIE & FITCH (que possui mais de 350 lojas), ABERCROMBIE KIDS (202 lojas) e HOLLISTER Co (mais de 500 lojas). Seus produtos são vendidos atualmente através da sua rede de lojas, por catálogo e pela Internet.

Você sabia?

● O fenômeno em torno da marca extrapolou o mundo físico. A página da ABERCROMBIE no Facebook conta com mais de 3.5 milhões de fãs, quase o dobro da tradicional Ralph Lauren.

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